Gratuidade Transporte Publico

Isenção Tarifária para transporte publico municipal e intermunicipal
            Compreende a isenção de pagamento das tarifas de transporte publico, cada estado e município brasileiro, tem a sua regulamentação sobre a isenção tarifária, em São Paulo, a isenção tarifária acontece através do Bilhete Único (SPTRANS) e Bilhete BOM Especial (EMTU). Temos uma portaria que regulamenta esse direito estabelecendo quem tem direito ou não a gratuidade. Os municípios costumam ter empresas de ônibus diferentes das que temos nas capitais e portanto, cada município tem a sua forma de conceder a gratuidade no transporte publico.
            O acesso a gratuidade acontece quase sempre através do Serviço Social de cada cidade, em todos os lugares, geralmente nas UBS “Unidades Básicas de Saúde”,AMA, AMEs e Centros de Saúde. Informe-se na sua cidade sobre onde serviço social atua.
            Para solicitar a isenção tarifária é necessário apresentar Laudo Médico (atestado,relatório) de preferência de um médico do SUS “Sistema Único de Saúde”,contendo as informações que identificam o paciente, a descrição do estado clínico e o CID-10 (código internacional da doença).
            Documentosnecessários:
·       RG– CPF – Carteira de Trabalho
·       Comprovante de Renda (extrato pagamento INSS) ou outro beneficio
·       Comprovante de Residência
·     LaudoMédico recente (menos de 60 dias) de preferência emitido pelo SUS
·       Exames que comprovem a doença
Passo a Passo da Gratuidade do Transporte Publico
  • 1º procurar a UBS (unidade básica de saúde) mais próxima e se informar onde na sua cidade faz a pericia da gratuidade.
  • Comparecer na UBS com os documentos citados, será agendado um atendimento com a Assistente Social
  • A assistente social fará a conferência e organização dos documentos e vai agendar uma perícia com o médico perito da UBS.
  • Após a pericia será fornecido um Laudo da Equipe Multiprofissional com o símbolo internacional da deficiência (cadeira de rodas)
  • Com este laudo em mãos compareça no local indicado pela UBS para fazer a sua carteirinha da gratuidade.
Em SP/Capital e Grande SP quem faz as carteirinhas é a  SPTRANS e EMTU.
Se após seguir esses passos, a empresa não te conceder a carteirinha da gratuidade, procure a Defensoria Publica Estadual mais próxima e peça auxílio ao Defensor Publico que pode te ajudar na efetivação de seus direitos.
            Confira a Defensoria Publica Estadual mais próxima, no Portal Reumatoguia – Seção Direitos do Paciente
 Relação de CIDs que dão direito a Isenção Tarifária

View more documents from Priscila Torres
Obs: somente tem direito a gratuidade noTransporte Publico, as pessoas que não estão trabalhando, pessoas que tem a doença, porém estão trabalhando, não podem usar a gratuidade, o uso indevido deste benefício pode levar a processo criminal.
            Eu particularmente acho isso errado, pois mesmo trabalhando, por ser uma pessoa com doença crônica que necessita de assistência médica multiprofissional constante, tem um custo elevado com transporte para ir as consultas médicas, fisioterapia, terapia, grupo de auto-ajuda, enfim, nossa vida custa muito mais caro que avida de uma pessoa sem a doença, por isso, eu penso no direito de igualdade, onde todas as pessoas com necessidade de tratamento médico contínuo, deveria sim ter direito a gratuidade. Enquanto isso não acontece, vamos lutando pelo nossos direitos.

Fonte: Ministério Público de São Paulo

 Facebook  Twitter  LinkedIn  Blogger  Facebook Page 

 YouTube  Contact me: Skype priscilanursing MSN priscilanursing@hotmail.com

Comments

Comentários

  1. Priscila Torres disse:

    Liliane.

    Eu não posso te informar o CID da Artrose de Joelhos, aconselho que peça isso a seu médico, pois existem vários CIDs e somente o médico sabe determinar o CID correto.

    Desculpa ñ conseguir te ajudar.,

    Bjs

  2. Priscila Torres disse:

    Bruno.

    Muito legal sua história de superação.

    Obrigada por compartilhar conosco.

    Abç !

  3. liliane disse:

    tenho 37 anos tenho artrose desde os 15 anos, por causa dessa doença não consigo trabalho todas vezes sou reprovada no admissional pois não consigo dobrar o joelho, queria saber qual e o cid da artrose nos dois joelhos pois pretendo participar da cota de deficiente espero resposta boa tarde

  4. Bruno disse:

    Prezadas Josy e Priscila,

    Vi vocês conversando sobre a prótese de quadril mais acima. Parece que a Josy está com problemas e precisaria utilizar prótese caso os médicos indicassem não é?
    Então, meu nome é Bruno, tenho 27 anos, meu caso não é de artrite reumatóide, mas tive um problema nos quadris em que minha articulação era maleável, isso aos 13 anos. Após o rompimento da articulação, perdi completamente os movimentos das duas pernas, nem claudicante eu andava. Parei realmente de andar. O pessoal do Sarah Kubitschek em BH sugeriu alguma síndrome próxima à de Marfan, mas que nunca foi confirmada ao certo, embora meu irmão tenha todos os traços de Marfan. E daí, falavam que era ottopelvis, acho que é o fato das cabeças femurais estarem alojadas na bacia, ou pelve de Otto.
    Isso ficou por 2 anos. Até que fiz as primeiras cirurgias de prótese, quando tinha 15 anos, isso em 1999. Fiz a primeira e depois de uma semana fiz a outra.
    Eu convivo com as próteses desde então, elas me proporcionaram viver toda a minha juventude, com o direito à locomoção, com as restrições que a prótese impõe, mas com muito mais qualidade de vida.
    Vejo muitas pessoas com medo da prótese, eu entendo perfeitamente, pois realmente, é algo que não tem volta. Mas no meu caso, já não tinha outra opção mesmo, então, elas melhoraram e muito a minha condição de vida.
    Tive dois probleminhas com minhas proteses, e tive que refazer o lado direito em 2004 e o esquerdo agora em 2011. Minhas próteses são cimentadas, mas já existem modelos não cimentados e acho que são melhores.
    Não vou dizer que não existem incômodos, pois ficar muito tempo em pé e muito tempo sentado é um pouquinho chato…rs…
    Mas de modo geral, sou muito grato às minhas "protesezinhas"…rs…
    Grande Abraço e boa sorte no tratamento!!!

  5. Cristina disse:

    Oi Priscila, sou eu de novo!
    Eu cai justamente no meu trabalho, quando me acidentei.
    Eu queria saber quais são os CID que o médico prescreveu: cid 19.0, cid 23.3 e 580.0
    Se eu fizesse algum concurso seria com inscrição normal ou PNE?
    Mais uma vez muito obrigada pela atenção!
    Beijinhos.

  6. Priscila Torres disse:

    Cristina

    Readaptação é quando o médico perito, determina condições especiais para o trabalho, ele quer mandar você de volta ao trabalho em condições que te permitam trabalhar… vc não ficará em casa, agora é preciso muito cuidado para não se machucar no trabalho, cuidado para não cair, enfim..

    Vc junto com o seu médico tem que avaliarem de que forma vc pode trabalhar sem colocar em risco a sua segurança e saúde.

    Boa sorte e Bem Vinda ao Blog..

    Bjs

  7. Priscila Torres disse:

    Olá, Camila ..
    Nos conte como foi a pericia da sua filhotinha no INSS>

    Espero que tenha dado tudo certo.
    Bjs

  8. Priscila Torres disse:

    Edleusa ..

    Sim.. vc tem direito a isenção tarifária para transporte público + quanto ao auxilio doença, se pagamos INSS temos direito ao auxilio doença + é necessário passar pela pericia médica, para que o médico perito avalie se temos ou não incapacidade para o trabalho..

    Desculpe a demora em responder, as vezes me perco aqui no blog, bjs

  9. Cristina disse:

    Olá Priscila!
    É muito bom eu ter encontrado seu blog.
    Estou quase um ano afastada do meu trabalho,por acidente de trabalho, por ter levado um tombo na escola, dando entorse no joelho direito.
    Depois de vários atendimentos médicos e após ressonância foi verificado lesão no menisco medial de grau III,condromalácia nas patelas medial grau III e patela lateral grau I. Tudo devido a lesão.
    Estou com um pedido de artroscopia no joelho, mas até agora não consegui encontrar um hospital pelo SUS que fizesse a cirurgia e tão pouco uma consulta com cirurgião pelo meu convênio.
    Já tomei vários tipos de remédios para dor e nada adianta, anti inflamatórios,agora estou tomando uma combinação de sulfato de condroitina 1,2g, sulfato de glucosamina 1,5g e diacereina 50mg 4 vezes por dia. O remédia me dá indisposição, mão ressecada, dor no estômago, secura na boca, mas continuo pois sei que dependo dele para fortalecer a cartilagem do joelho, sei que não alivia as dores que sinto.
    Desde maio comecei um tratamento de fisioterapia e no meu laudo colocaram como doença crônica, estado agudo de artrose, devido ao tempo que estou com as dores,sei que é possível que avance ainda mais este desgaste.
    Na minha última perícia o perito falou em readaptação do meu cargo, sou professora e trabalho com crianças pequenas na prefeitura de SP, amo o que eu faço, está muito difícil aceitar ficar em casa. Eu quase não saio, sinto dor quando ando ou fico em pé uso joelheira direto, mesmo em repouso meu joelho dói bastante isto vem me deixando muito desanimada para qualquer coisa ligada ao meio social.
    O ortopedista no meu último relatório colocou CID-M19.0, CID-M23.3 e 580.0.
    Não sei o que eles significam, e se isto pode me retirar do trabalho. Dia 31/08 terei perícia novamente. Será que no futuro poderei ter algum benefício ou prejuízo devido ao meu estado?
    Estou compartilhando um pouco da minha Dor e me sensibilizando com as Dores de vocês. Com fé e determinação venceremos este obstáculo que está no meio de nós.
    Um grande beijo, aguardo sua resposta!

  10. Anonymous disse:

    Olá Pri, sou a Eliane teho artrose no joelho direito gostaria de saber se consigo isenção de impostos para compra de carro.

  11. Camilla Che disse:

    Oi , estava na busca de informações referente ao Inss e encontrei seu Blog , minha filha tem 6 anos , descobri a artrite dela aos 2 anos de idade , pois deu Uveite Posterior nos olhos dela , desde então venho lutando de todas as formas … Ela já foi internada algumas vezes . , mas graças a Deus hoje ela esta Estável , mas toma cortizona … Segunda feira vou ao Inss levar a documentação e o laudo médico q eles pediram , pois se Deus quiser ela tiver direito nos ajuda a comprar os remédios , que não estamos conseguindo …
    Amei seu blogggg
    beijos
    CAMILLA

  12. Anonymous disse:

    OLA PRISCILA BOA TARDE! MEU NOME É EDLEUZA.
    ESTVE EM TRATAMENTO DE CANCER DE MAMA EM 2009A 2010 TERMINEI A QUIMEOTERAPIA HOJE ME ENCONTRO EM TRATAMENTO COM REOMATO HOJE SOU UMA MULHER COM MUITAS LIMITAÇÕES NÃO PELO CANCER DE MAMA QUE TRATEI MAIS SIM POR TER POIARTRITE,COM DEGENERAÇÃO,PÉS,MÃOS,OMBROS E CERVICAL COM DORES TERRIVEIS,COM TUDO ISSO FAÇO EXAMES E MESMO ASSIM MEU REOMATO DIS QUE ESTA TUDO NORMAL,TRABALHAVA COMO MANICURE E CABELEREIRA HOJE JA NÃO POSSO NEM LIMPAR A CASA COM DOR MEU CID M06 M95.TENHO DIREITO AO AUXILIO DOENÇA E A TARIFA DE ONIBUS.

  13. Anonymous disse:

    DD

  14. Priscila Torres disse:

    Olá, Josy.

    Os dois CIDs dão direito a gratuidade no transporte público e tbe na isenção de impostos para compra de carro.

    E também para competir na lei de cotas, para emprego e estudos.

    Então Josy, imagino o quanto é dificil aceitar a bengala, + pense se vc precisa dela para andar, é melhor usar a bengala do que se trancar para a vida. Ficando isolada, isso pode nos levar a depressão.

    Conte até 10, para cada olhada estranha e quando olharem muito, vc pergunta se querem perguntar alguma coisa, fazendo assim as pessoas se sentirão constrangidas por serem tão curiosas e preconceituosas.

    Pense, vc ainda pode usar a bengala e quem só pode usar a cadeira de rodas? imagina .. como pode ser + dificil ainda.

    Agora Josy, quanto a enfermagem, vc deve avaliar a possibilidade desse seu comprometimento motor se reverter, eu pensaria nisso, porque a enfermagem é uma area muito pesada para se trabalhar.

    Apesar que se, meu problema fosse apenas artrite reumatoide, eu certamente já taria trabalhando, pois já tive 1 ano sem dor importante depois disso, minha vida virou de cabeça pra baixo e estou ha 2 anos em crise e nada de estabilizar.

    Pense e avalie bem,cada caso é um caso, no meu caso, é evidente que a enfermagem é imcompativel para mim.

    Porém, não é uma regra.. essa é uma decisão que somente nós podemos tomar.

    Bjão

  15. josy disse:

    oi priscila sou eu novamente. Agora q te descobri tudo eu vou perguntar p vc. rsrsrsr. Bem eu contei meu quadro todo mas ñ falei o meu cid é
    M16 e M80. bjos espero a sua resposta

  16. josy disse:

    Bem. Os médicos tanto a reumatólogista quanto o artopedista ñ querem a cirurgia no meu quadril agora, pelo fato da minha idade. sinto fortes dores tomo também codatem pois os antiflamatórios já ñ fazem efeitos. Estou de licença do trabalho ja tem uma semana só repousando mas parece que quando mais repouso aí é que fica pior as dores, pela manhã acordo toda dolorida ñ consigo nem me virar tem dias que choro p me levantar e tenho muita dificuldade de andar isso acontece mais pela manhã. A tarde melhora um pouco estou com a perna maior que a outra a reumatologista e o ortopedista disseram p mim andar com a ajuda de uma bengala. Mas tenho muita vergonha ainda bem que tenho uma motinha se ñ fosse ela eu nem saíria de casa. Estou muito p baixo pelo fato de está caminhando arrastando a perna cachingando é muito triste já deixei de sair com as amigas e tem mas faço faculdade de enfermagem estou no 4º periodo já pensei em desistir eu estudo de segunda a quinta a noite. Será que quando me formar vou poder exercer a profissão? Pois vc é enfermeira e no entanto ñ está podendo exercer o que vc acha?

  17. Priscila Torres disse:

    Josy.

    Vamos pensar juntas, se existe a indicação de protese de quadril aos 32 anos, certamente porque o médico julga necessário, e o fato da protese durar 15 anos, é apenas um detalhe, pense o quanto você vai ganhar em qualidade de vida se for para a protese agora.

    E pense também o quanto vc perderá de qualidade de vida se ñ quizer a protese na hora que o teu médico indica..

    Tudo tem seu lado bom e ruim, e tem momentos que temos que fazer escolhas, sei que não é fácil + a dor do quadril é + dificil ainda (pq eu sinto esta dor, tenho lesão nos 2 quadris) + meu caso ainda tenho articulação pra + uns anos, meu médico ortopedista de quadril, ñ indica protese neste momento.

    Quanto ao Metrothexate, todo medicamento tem o tempo de tolerância, passamos mal algumas doses, + nosso corpo se acostuma, eu passei mal durante 3 meses qdo comecei a tomar o MTX + depois foram 2 anos e meio que nem me incomodava com a nausea e dor de cabeça que o MTX causava, pq o MTX controlou minha AR, uma pena que não faz mais efeito.

    Converse com seu médico sobre os seus ganhos e perdas.

    Bjs

  18. Josy disse:

    eu estava tomando o metrotexato p parar com o corticoide,mas o metrotexato me deixa enjoada com mal está o dia todo, passo muito mal. Falei com a minha Dr. e ela disse que ñ posso parar de jeito nenhum… Mas eu parei pois estava muito mal mesmo. Não sei o que fazer estou continuando com o corticoide a prednisona de 5mg todos os dias 2 pela manhão e tomo muito antiflamatórios p dor. ñ consigo parar pois se ñ tomo ñ consigo caminhar pois já estou com artrose no quadril esquerdo e sinto muita dor o meu caso é cirurgia mas ñ posso fazer tenho 32 anos é a cirurgia é muito complicada e dura apenas 15 anos sinto muita dor. Me dé uma luz

  19. Priscila Torres disse:

    Oi, Jane
    Todo cidadão brasileiro tem direito ao auxilio doença, o grande problema é que somente o perito do INSS que decide isso…. + se encontra-se em crise, tem dor e isso afeta a capacidade laborativa vale a pena tentar, + no INSS nada é certo, tudo é possivel.

    Bjs

  20. jane.cristian disse:

    Oi, minha mae é portadora de poliartrose, ela tem + de 10 anos de contribuicao, ela tem direito a um beneficio? Obrigada, bjs.

  21. Priscila Torres disse:

    Clésio…

    Infelizmente a diminuição de campo visual em apenas um olho, não esta contemplada na isenção tarifária, conforme a lista de CID da portaria.

    Mas você pode fazer um novo pedido da isenção tarifária, usando o CID da Artrite Reumatóide, que esta inclusa na lista de CID da portaria.

    Tente novamente usando o cid da AR que você vai conseguir.

    Somente Deus, pode nos dar forças suficientes para superar, isso é fato!

    Abç

  22. Priscila Torres disse:

    Oi, Josy.

    Se na pericia não for concedido o benefício, vc tem direito a 1 pedido de reconsideração, se negado novamente, ai vc tem direito a entrar com recurso administrativo ou, entrar com pedido de afastamento através da Justiça Federal Especial.

    Leve todos os seus exames e laudos médicos e tenha fé em Deus que vai dar tudo certo.

    Bjs

  23. josy disse:

    Oi meu nome é Josy e e tenho artrite rematoide e no momento estou com artrose no quadril dificultando muito o meu caminhar e sinto fortes dores… Já tomei vários tipos de remédios p dores e mesmo assim quando passa o efeito volta tudo novamento. A reumatologista disse que tenho que ter descanso mais ñ tenho pois trabalho em uma farmácia estou tentando me afastar do serviço pois estou muito ruim. mas pelas minhas condições financeira ñ está dando. tenho uma pericia no NSS se eu passar aí sim sairei do serviço. E se eu ñ passar o que devo fazer? Entrar na justiça p conseguir o auxilio?

  24. clesio disse:

    Olá Prí
    Sou o Clesio Dias Junior, de 23 anos,Jacaraípe ES, há minha história começou no ano passado(2010) quando eu fui submetido ao tratamento cirúrgico de lesão do corno posterior do menisco medial, em joelho direito, por videoartroscopia,Há cirúrgia fui um sucesso, mas as dores (Crônicas Cid:233 e Cid:65.9) continuaram, por meio de exámes medicos descobriram que eu sou Portador de Artrite Reumatóide Cid 10:M06.9 deste então começa a minha Peregrinação para obter as minhas Medicações (Manipuladas) Reumatológicas que são (Metotrexate 20mg,Amitriptilina(cloridrato)60mg,Glucosamima 500mg, Famotidina 30mg,Fosfato de codeina(Hemihidratado) 30mg, Meloxicam 7mg, Prednisona 4mg,Acido folico 2mg) é a Ortopédica (Cloridrato de Tramadol 50mg) com as Sessões de Fisioterapia (Diariamente) com auxilio de Muletas. Atualmento eu recebo o auxilio doença (INSS), mas com os custos dos tratamentos já ultrapasssa o valor do meu benefício, com isso eu tentei o Passa Livre Estadual Ceturb (ES) e do Tranporte Interestadual Federal, foi indeferido porque o Laudo do (SUS) Oftalmológico não se enquadra como deficiênte, mesno eu tendo Deslocamento de retina no olho esquerdo no nacimento.OE: Ceropatia em Faixa, OD:normal ,CID:H54.4. Entretanto eu consigo o tratamento Reumático e Ortópetico pelo o Plano de Saúde Empresárial (Partícular) que ainda tenho,por que pelo SUS eu não consigo uma consulta há anos,mesno tendo os Encaminhamentos Médicos, a espera é longa aqui no ES, apenas são validos os Laudos do SUS para esses Benefícios, por isso eu Entrei uma Ação na Defensoria Pública do meu Município Contra a Secretária da Saúde e Contra as Empresas.
    Bem depois de passa por isso tudo é ainda tá passando…..eu percebo o quanto a minha Familía me Amar……e quando eu sou grato Deus por ter eles ao meu lado.
    Eu sei que perde muitas Batalhas ai na vida mas a Guerra ainda não acabou, Bem-vindo ao tempo de milagres, tempo de conquistar
    nossos territorios, tempo de enfrentar no sobrenatural e viver o impossivel. Tempo em que eu, voce e as nossas casas serviremos ao Senhor………
    Falei Prí não desista dos seus sonhos………. .. .

  25. Anonymous disse:

    oi sou zilma eu tenho artrite reumatica em auto grau , meu reumat colocou CID 15, 17 no laudo mesmo assim foi negado pela pericia medica o q devo fazer agora?

  26. Priscila Torres disse:

    Oi…

    A aposentadoria por invalidez não é determinada pela doença e sim pelas condições em que a pessoa está. Se vc tem dificuldade para trabalhar com as limitações da doença, deve procurar seus direitos. Para pedir aposentadoria direto o melhor caminho é entrar em auxilio doença e pedir a aposentadoria através da justiça federal especial.

    Bjs e não desista no primeiro não.!!!

  27. Anonymous disse:

    OI PRI ESTOU AFASTADO A 5 ANOS COM ESPONDELITE ANCOLISANTE TENHO 55 ANOS E COM MUITAS LIMITAÇOES SERA QUE ISSO DA APOSENTADORIA POR INVALIDES E TAMBEM FAÇO USO DO HUMIRA E OUTRAS DROGAS
    ABRAÇO

  28. Anonymous disse:

    ola PRI tenho espondelite ancolizante estou tomando humira e ate agora nao faltou aqui pra mim ja faz um ano que uso ese biologico mas as dores totalmente nao desapareceram estou tomando mais asulfir e metrotexate junto mas tambem tenho muitas limitações e estou afastado a 5 anos e nao me aposentaram ainda
    abraço

  29. Eliane Ribeiro disse:

    Oi Pri, fui na Reumato… o que esta complicando é que tenho tb Fribomialgia esqueci de dizer e esta danada tb mais foi tudo benção ela me passou umas formulazinhas pra eu tomar agora vou mandar fazer e orar a Deus que de tudo certo estou orando por vc tb… não há o que Deus não possa fazer logo vc conseguirá seu remedio bjs..

  30. Priscila Torres disse:

    Oi, Eliane..

    Sei bem o que é esperar sem medicamentos, eu estou na expectativa ja tem 4 meses.. Acho que é hoje a sua consulta, né, depois me conte como foi.. Desculpa ñ ter respondido antes.. Bjs

  31. Eliane Ribeiro disse:

    OI Pri, td bem, eu disse a vc dos meus exames né mais o FAN ñ saiu ainda, estou com muitas dores que as vezes parece no pulmão , pois sinto uma forte dor nas costa e abaixo dos seios.. minha medica é so sexta-feira como é ificil ficaresperando tanto pq estou sem tomarr nenhum medicamento o que me ajuda bastante é seu blog louvo a Deus por te conhecer bjs…

  32. Priscila Torres disse:

    Olá …

    Não existe uma lei que diga que pessoas com artrose tenham direito a ser considerados como deficientes. Não é a doença que determinar ser deficiente.. e sim o estado da doença .. e pelo fato de vc ter carteira especiail isso quer dizer que esta oficialmente aceita como deficiete (por mobilidade reduzida)

    Bjs

  33. Anonymous disse:

    Olá!
    Tenho artrose bilateral no joelho esquerdo o que dificulta caminhar, subir escadas e dirigir, tenho carteira de banca especial pois so dirijo carro automatico. Gostaria de saber se por ser portadora de artrose sou considerada como deficiente fisica e se sim, se tem como me informar a lei.
    Obrigada!

  34. Priscila Torres disse:

    Ola, PolyRakel

    Metrothexate foi a melhor medicação que eu ja usei para tratar a AR, usei durante 2 anos e meio e tive uma excelente resposta, mas para observarmos a melhora temos que aguardar até 06 meses de uso contínuo, que é quando começa a controlar a doença.

    Bjs

  35. PolyRakel disse:

    Ola, conheci o seu blog agora, sou portadora da AR, e queria sua opiniao sobre o medicamento Methotrexato. Tomo esse medicamento, mas ja vi as mais diversas opinioes sobre seus males e beneficios. Bjs

  36. Anonymous disse:

    pri e o cid M06 tem esse direito me responda

    ass: cleuma

  37. Priscila Torres disse:

    Célia, a primeira coisa a fazer é solicitar a seu médico um relatório detalhado sobre seu caso clinico e suas limitações. E no ato da inscrição do concurso público vc se inscreve como deficiente e seleciona deficiência no caso"motota" por mobilidade reduzida, e no ato da pericia do concurso vc apresenta o laudo do seu médico assistente e os exames, mas na verdade quem vai deferir ou não a inscrição como deficiente é a comissão organizadora do concurso através de exame médico pericial. Porém, não desista, devemos correr atrás dos nossos direitos. Bjão.

  38. celia disse:

    Oi, sou a C.. tenho 32 anos e tenho asteoartrose, sempre gostei de trabalhar(amo a rea da saúde) por isso me identifiquei.Agora quero prestar concurso parea vaga de deficiente, mas tenho duvida se serei reconhecida como tal para este processo. Meu cCID é 19. Fiz uma cirurgia de alongamentoMIE, uma artroscopia MID e o desgante da cartilagem começou precocimente, está em estado bem avançado. Preciso de uma orientação a este respeito.
    Parabéns peo blog, que Deus te abençoe.

    abraços

  39. Priscila Torres disse:

    Oi, o auxílio doença é direito do segurado do INSS, para ter direito ao beneficio não basta ter a doença, é preciso ter incapacidade para o trabalho, o que será avaliado pelo médico perito do inss, para isso vc precisa de um laudo do seu médico assistente, descrevendo sua situação clínica e o cid da sua doença, se estiver empragada procure o recursos humanos da sua empresa ou o posto de atendiemnto do inss. Bjão..

  40. Anonymous disse:

    Querida,tenho artrite,bursite e tendinite.
    gostaria de saber se posso auxilio doença,obrigado pelo seu trabalho.abraços…

  41. Priscila Torres disse:

    Sim, ao voltar a contribuir ela passa a ter todos os direitos, porém quando da realização da pericia para auxilio doença, pode ser alegado "doença pré-existente", porque quando voltou a pagar o carne, ela ja tinha a bursite.. e quando descobriu a bursite ela ñ estava contribuindo.. se eu ñ estou enganada a carência para receber o auxilio doença é de até 12 meses. Ou seja .. se voltar a recolher agora, só poderá dar entrada no auxilio doença 1 ano após.

    Precisando, estarei disponivel..

  42. Anonymous disse:

    Minha esposa está com suspeita de bursite, ela tem direito a receber auxilio doença se for constatada essa enfermidade?
    Contribuiu 7 anos para o INSS, de outubro de 1988 até agora não contribuiu mais. Esse direito será readquirido se ela começar a contribuir como autônoma a partir de agora?
    Fernando

  43. Anonymous disse:

    Oi Amiga, será que é possível você me orientar onde buscar algo que me esclareça sobre LER DORT- Lesões por Esforços Repoetitivos, pois na Lei estão váriasm…plegias, entre elas a que são adquiridas como as que acometem muitos outros milhões e também se enquadram como limitantes, embora,não degenerativas!
    e- mail valdaklinke@hotmail.com.
    Obrigada desde já.
    Obs: estou com dificuldades par dirigir pois tenho cervicobraquialgia e "escrevo" como Voice da IBM. Até mais

  44. Maria disse:

    Boa tarde miga eu estava na busca do google para saber mais de ar+ lupus te encontrei, seu blogger muito bom gostei muito beijos.

  45. Hadara disse:

    Parabéns pela iniciativa.Num país burocático e sem infrainstrutura para permetir o direito de ir e vir de seus cidadãos,a informação se faz uma arma de grande valia.